Evolução da logística
As empresas e organizações começaram a captar e a adotar a mensagem logística apenas nos primórdios do século XX (CARVALHO; DIAS, 2004). Nos anos 1960, a logística tinha, principalmente, uma vertente operacional, isto é, era vista como sistemas de atividades integradas. Nos anos 1970, passou a ser caracterizada por ter uma área funcional e estratégica. Já nos anos 1980, a logística passa a ser vista como serviço, começam a aparecer os sistemas logísticos de informação, e nos anos 1990, surge a gestão da cadeia logística (CARVALHO, 2002). Finalmente, na atualidade, a função logística interage basicamente com quatro setores das empresas: marketing, finanças, controle da produção e gestão de recursos humanos, criando assim uma rede logística (GOMES; RIBEIRO, 2004). No entanto, em pleno século XXI, o conhecimento, exploração e aplicação empresarial da logística, ainda estão longe dos tempos da logística aplicada em estratégias de guerra (CARVALHO; DIAS 2004).
Evolução da logística no brasil
Com a economia, as empresas acordaram e começaram a vê-la como uma ferramenta necessária à competitividade e à sobrevivência do negócio. Os empresários começaram a olhar seus custos mais detalhadamente e encontrar respostas para perguntas do tipo: as minhas fábricas estão bem localizadas e preparadas para atender rapidamente às necessidades dos meus clientes?
De forma resumida, podemos dizer que LOGÍSTICA é a arte de gerenciar, de forma global e otimizada, o fluxo de movimentos e informações da origem ao ponto final do processo, atendendo, satisfatoriamente, ao cliente final com um produto com alto nível de qualidade e competitividade e com custos adequados.
Neste primeiro momento, as empresas já estão preocupadas com alguns custos de cadeia, especialmente, os de transporte, distribuição e armazenamento de seus produtos. Portanto, grande parte das mesmas já sabe exatamente, pelo menos o custo de uma das partes do processo.
Neste contexto, outra forte tendência que está ganhando espaço rapidamente é a de terceirização destas atividades operacionais. Isto tem provocado o aparecimento dos chamados “operadores logísticos”. Outra realidade decorrente deste movimento é a carência e, ao mesmo tempo, a procura por profissionais especializados na área. Este binômio tem provocado uma forte migração de recursos humanos de outras áreas para a área de logística, evidenciando o assunto.
Até a década de 40, o mundo empresarial era caracterizado por:
-Alta produção;
-Baixa capacidade de distribuição;
- Despreocupação com custos;
- Inexistência do conceito de logística empresarial.
De 1950 a 1965 surge o conceito de logística empresarial, motivado por:
- Uma nova atitude do consumidor;
-Pelo desenvolvimento da análise de custo total;
- Pelo início da preocupação com os serviços ao cliente e de maior atenção com os canais de distribuição.
De 1965 a 1980:
- Consolidação de conceitos;
- Colaboração decisiva da logística no esforço para aumentar a produtividade da energia, visando compensar o aumento da produção industrial;
- Crise do petróleo;
- Crescimento dos custos da mão de obra;
- Crescimento dos juros internacionais.
Após 1980:
- Desenvolvimento revolucionário da logística decorrente das demandas ocasionais:
- Pela globalização;
- Pelas alterações estruturais na economia mundial;
- Pelo desenvolvimento tecnológico.

Evolução da logística no brasil
Com a economia, as empresas acordaram e começaram a vê-la como uma ferramenta necessária à competitividade e à sobrevivência do negócio. Os empresários começaram a olhar seus custos mais detalhadamente e encontrar respostas para perguntas do tipo: as minhas fábricas estão bem localizadas e preparadas para atender rapidamente às necessidades dos meus clientes?
De forma resumida, podemos dizer que LOGÍSTICA é a arte de gerenciar, de forma global e otimizada, o fluxo de movimentos e informações da origem ao ponto final do processo, atendendo, satisfatoriamente, ao cliente final com um produto com alto nível de qualidade e competitividade e com custos adequados.
Neste primeiro momento, as empresas já estão preocupadas com alguns custos de cadeia, especialmente, os de transporte, distribuição e armazenamento de seus produtos. Portanto, grande parte das mesmas já sabe exatamente, pelo menos o custo de uma das partes do processo.
Neste contexto, outra forte tendência que está ganhando espaço rapidamente é a de terceirização destas atividades operacionais. Isto tem provocado o aparecimento dos chamados “operadores logísticos”. Outra realidade decorrente deste movimento é a carência e, ao mesmo tempo, a procura por profissionais especializados na área. Este binômio tem provocado uma forte migração de recursos humanos de outras áreas para a área de logística, evidenciando o assunto.
Até a década de 40, o mundo empresarial era caracterizado por:
-Alta produção;
-Baixa capacidade de distribuição;
- Despreocupação com custos;
- Inexistência do conceito de logística empresarial.
De 1950 a 1965 surge o conceito de logística empresarial, motivado por:
- Uma nova atitude do consumidor;
-Pelo desenvolvimento da análise de custo total;
- Pelo início da preocupação com os serviços ao cliente e de maior atenção com os canais de distribuição.
De 1965 a 1980:
- Consolidação de conceitos;
- Colaboração decisiva da logística no esforço para aumentar a produtividade da energia, visando compensar o aumento da produção industrial;
- Crise do petróleo;
- Crescimento dos custos da mão de obra;
- Crescimento dos juros internacionais.
Após 1980:
- Desenvolvimento revolucionário da logística decorrente das demandas ocasionais:
- Pela globalização;
- Pelas alterações estruturais na economia mundial;
- Pelo desenvolvimento tecnológico.
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